“Estamos unindo evidências científicas e participação popular em uma ação inovadora”. A afirmação do deputado federal Felipe Rigoni (PSB-ES) marca o lançamento do primeiro edital de emendas parlamentares do mandato, realizado nesta terça-feira (02). Serão disponibilizados R$ 12 milhões para os projetos, apresentados e escolhidos pela população.
O documento detalha como será a avaliação de qualidade e impacto das propostas. Nesta primeira etapa, os interessados têm até o dia 23 de agosto para fazer sugestões em 15 áreas temáticas, como saúde, educação e segurança.
Podem participar todos os organismos da administração pública direta e indireta com atuação no Espírito Santo, tais como secretarias, prefeituras e fundações. Entidades federais e organizações sem fins lucrativos também estão aptas. Vale ressaltar que metade do valor das emendas deve ser destinado à saúde, conforme determina a Constituição Federal.
“Sabemos que o valor das verbas parlamentares é alto, se olharmos para a capacidade de investimento das prefeituras. No entanto, esses R$ 12 milhões não são suficientes para resolver os problemas do Espírito Santo. Por esta razão, vamos ouvir a população no início e no final do processo, definindo nossas prioridades de maneira coletiva”, destacou.
Próximas etapas
As sugestões serão avaliadas pelos analistas do gabinete Rigoni e por especialistas do conselho consultivo do mandato. Formado por profissionais de renome, o grupo terá representantes de diferentes áreas. A pré-seleção dos projetos vai respeitar os critérios descritos no edital.
“Queremos prestigiar diferentes áreas e regiões, sem concentração de recursos em um só lugar. Ouvir a população para compreender as demandas de cada localidade é um preceito importante da boa política pública”, enfatiza Rigoni.
Na última etapa, a população vai escolher, por meio de votação aberta no aplicativo “Nosso Mandato”, onde cada recurso será aplicado
Quase pronto…
Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!