Voltar ao site

COM EMENDA DE RIGONI, IFES VAI abrir 2800 VAGAS PARA CURSO DE PROGRAMAÇÃO  

A formação é uma das que mais gera emprego em todo Espírito Santo

 

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) vai abrir 2800 vagas para cursos de programação, em parceria com a Associação Capixaba de Tecnologia (Act!on). As inscrições devem ser abertas no mês de junho e a formação é 100% gratuita. Os recursos para capacitação foram destinados pelo deputado federal Felipe Rigoni, por meio de emendas parlamentares. 

“A educação tecnológica é um pilar pra mim. Precisamos preparar nossos jovens para as demandas do mercado de trabalho. Investir em formação é investir no futuro e a programação é uma necessidade do mercado. Fico muito feliz por ter contribuído”, pontua o Deputado Federal, Felipe Rigoni”

A formação será dividida em dois formatos: o Programa-Se e o Reprograme-se. O objetivo é formar estudantes do ensino médio da rede pública, além de jovens e adultos sem profissão ou que desejam mudar de área de atuação. 

Programe-se

Serão ofertadas aproximadamente 550 vagas, para uma formação com duração de dois semestres, sendo 40% da carga horária presencial e 60% a distância. A expectativa é desenvolver nos alunos o interesse na área de Tecnologia da Informação (TI).

A formação deste programa é para preparar programadores de software e para isso serão utilizadas variadas abordagens pedagógicas como, robótica e jogos digitais. A ideia é inserir os jovens estudantes, em estágio inicial de formação, no mercado de tecnologia; o que mais emprega no Estado e que oferece altos salários.

Vale lembrar que, no Programe-se, a formação da turma de alunos se dará por intermédio da parceria da unidade do Ifes, executora da formação, e a escola pública parceira.

A previsão inicial é que o Programe-se atenda os municípios de Alegre, Barra de São Francisco, Colatina, Linhares, São Mateus e Guarapari, sendo este último núcleo com duas turmas, com uma exclusiva para as meninas.

Reprograme-se

100% on-line e gratuito, o programa tem o foco em capacitar ou recapacitar jovens e adultos, sem limite de idade, que já passaram pelo ensino médio, ou mesmo queiram mudar de área em busca de melhores oportunidades.

São 2.300 vagas ofertadas para 16 municípios: Alegre, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Domingos Martins, Linhares, Mimoso do Sul, Montanha, Nova Venécia, Santa Teresa, São Mateus, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.

 

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK