Blog

  • Início
  • /
  • COM EMENDA DE RIGONI, IFES VAI abrir 2800 VAGAS PARA CURSO DE PROGRAMAÇÃO  
10 de maio de 2022

COM EMENDA DE RIGONI, IFES VAI abrir 2800 VAGAS PARA CURSO DE PROGRAMAÇÃO  

A formação é uma das que mais gera emprego em todo Espírito Santo

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) vai abrir 2800 vagas para cursos de programação, em parceria com a Associação Capixaba de Tecnologia (Act!on). As inscrições devem ser abertas no mês de junho e a formação é 100% gratuita. Os recursos para capacitação foram destinados pelo deputado federal Felipe Rigoni, por meio de emendas parlamentares. 

“A educação tecnológica é um pilar pra mim. Precisamos preparar nossos jovens para as demandas do mercado de trabalho. Investir em formação é investir no futuro e a programação é uma necessidade do mercado. Fico muito feliz por ter contribuído”, pontua o Deputado Federal, Felipe Rigoni”

A formação será dividida em dois formatos: o Programa-Se e o Reprograme-se. O objetivo é formar estudantes do ensino médio da rede pública, além de jovens e adultos sem profissão ou que desejam mudar de área de atuação. 

Programe-se

Serão ofertadas aproximadamente 550 vagas, para uma formação com duração de dois semestres, sendo 40% da carga horária presencial e 60% a distância. A expectativa é desenvolver nos alunos o interesse na área de Tecnologia da Informação (TI).

A formação deste programa é para preparar programadores de software e para isso serão utilizadas variadas abordagens pedagógicas como, robótica e jogos digitais. A ideia é inserir os jovens estudantes, em estágio inicial de formação, no mercado de tecnologia; o que mais emprega no Estado e que oferece altos salários.

Vale lembrar que, no Programe-se, a formação da turma de alunos se dará por intermédio da parceria da unidade do Ifes, executora da formação, e a escola pública parceira.

A previsão inicial é que o Programe-se atenda os municípios de Alegre, Barra de São Francisco, Colatina, Linhares, São Mateus e Guarapari, sendo este último núcleo com duas turmas, com uma exclusiva para as meninas.

Reprograme-se

100% on-line e gratuito, o programa tem o foco em capacitar ou recapacitar jovens e adultos, sem limite de idade, que já passaram pelo ensino médio, ou mesmo queiram mudar de área em busca de melhores oportunidades.

São 2.300 vagas ofertadas para 16 municípios: Alegre, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Domingos Martins, Linhares, Mimoso do Sul, Montanha, Nova Venécia, Santa Teresa, São Mateus, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.