Voltar ao site

Coronavírus: Rigoni quer mais transparência para dados da doença e gastos com Saúde

Iniciativa quer padronizar informações sobre combate à pandemia no país

O deputado federal Felipe Rigoni (PSB-ES) apresentou projeto de lei que estabelece requisitos padronizados para a divulgação de dados referentes à covid-19. O PL 2.151/2020 trata sobre o monitoramento da doença e também determina regras de transparência quanto ao uso dos recursos públicos destinados ao enfrentamento da doença.

Levantamento realizado pela Open Knowledge Brasil mostrou que a maior parte dos estados falha no monitoramento e na divulgação dos principais números relativos à pandemia. “Organizar os dados de forma correta é essencial para antecipar ações e evitar o colapso do sistema público de saúde. É preciso estar atento a diferentes indicadores”, esclareceu Rigoni.

O projeto determina que as autoridades de Saúde passem a divulgar não apenas o total de casos confirmados, descartados e óbitos, mas ampliem o detalhamento das informações. O texto exige transparência para a quantidade de testes disponíveis, leitos ocupados, sobretudo UTIs, regiões mais afetadas pela covid-19, além de idade, sexo e cor dos pacientes.

Outra mudança trazida pelo projeto é em relação à prestação de contas dos recursos utilizados no combate à pandemia. Compras de equipamentos de proteção individual, respiradores, testes e campanhas de publicidade deverão ser informadas. Também será exigida total transparência para planos estratégicos, estudos técnicos e pesquisas científicas.

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK