Voltar ao site

Deputado federal Felipe Rigoni visita Conceição da Barra para debater exploração de sal-gema

Edital da ANM foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (11)

O deputado federal Felipe Rigoni visitou nesta sexta-feira (11) o município de Conceição da Barra para tratar sobre a exploração de sal-gema na região. O parlamentar foi recebido pelo prefeito de Conceição da Barra, Walyson Vasconcelos, o Mateusinho, e participou de audiência pública com moradores, lideranças políticas e empresariais da cidade. O edital de abertura para concessão das 11 jazidas capixabas foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta. 

Descobertas há 40 anos, as áreas ficaram sob o poder da Petrobras nas últimas décadas, mas nunca foram aproveitadas. Com 12 bilhões de toneladas de sal-gema, as jazidas podem atrair novos investidores e desenvolver um polo sal-químico no Espírito Santo, gerando insumos para diferentes cadeias produtivas, a exemplo da produção de PVC, defensivos agrícolas, vidros e celulose.

As empresas interessadas em participar do leilão têm até o dia 13 de agosto para demonstrar interesse. Um estudo da Agência Nacional de Mineração feito em 2008 projetou que 15 mil novos postos de trabalho podem ser criados. Rigoni, que acompanha o caso há dois anos, falou sobre a importância do leilão para o desenvolvimento socioeconômico capixaba. 

"É uma vitória para o Espírito Santo. São milhares de novos empregos. Essa é uma pauta que tenho lutado desde o início do meu mandato. Fiz diversas reuniões com a ANM e, enfim, conseguimos destravar o leilão. Agora nosso papel é dialogar com as empresas que demonstrarem interesse, lutar por mão de obra qualificada, infraestrutura e preparar a região para as demandas que virão. É uma luta de anos que agora vai sair do papel", defendeu o deputado federal.

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK