
“A indústria capixaba precisa inovar urgentemente”. Com esta afirmação, o deputado federal Felipe Rigoni (PSB-ES) comentou a reunião realizada na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) nesta semana. Rigoni esteve acompanhado de membros da Frente Parlamentar Mista da Economia e Cidadania Digital em visita à Agência.
O objetivo do encontro foi discutir ações para estimular a inovação na educação e no setor produtivo do país. “Não existirá uma Quarta Revolução Industrial sem uma revolução na educação. Ter no currículo escolar matérias como robótica e programação é uma necessidade para os jovens”, argumentou o presidente da ABDI, Guto Ferreira.
O parlamentar capixaba lembrou o desempenho do Espírito Santo neste ano. “A indústria capixaba registrou a maior queda do país no primeiro bimestre. Se não levarmos a economia brasileira para um processo de inovação, com conhecimento aplicado, apoiando as universidades e o Ifes, não vamos resolver o problema do desemprego no país”, explicou Rigoni.
“O trabalho da ABDI tem sido relevante não apenas para apoiar o desenvolvimento de novos produtos, mas também incorporar as tecnologias já existes, reduzir erros no processo produtivo e digitalizar nossa economia. É preciso apresentar este caminho aos jovens em sala de aula”, ponderou o deputado federal capixaba.
Rigoni destacou também a importância de trazer a inovação para o serviço público, a exemplo da nova lei de licitações em discussão no Congresso. “Hoje, se o Governo deseja comprar uma inovação, a lei é engessada. Precisamos criar modalidades que permitam apresentar problemas aos desenvolvedores e pagar pela melhor solução”, exemplificou.
Também participaram da reunião os deputados federais João Henrique Caldas, João Campos, Luísa Canziani, Mariana Carvalho, Rodrigo Coelho e Vinicius Poit, além do senador Rodrigo Cunha.
Com informações da ABDI