O Painel Covid-19, ferramenta desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde para disponibilizar dados sobre a pandemia no Espírito Santo, ganhou uma nova atualização. Desde o início da semana, é possível filtrar dados referentes às pessoas com deficiência (PCD). A inserção é resultado de pedido feito pelo deputado federal Felipe Rigoni.
Os dados mostram que os capixabas com deficiência somam 9.153 notificações, 3.449 casos confirmados e 167 óbitos. “Desde o início da pandemia, alertamos o Ministério da Saúde a Sesa sobre os riscos da covid para as pessoas com deficiência. A transparência nos dados auxilia a construção de políticas públicas para este grupo”, argumenta o parlamentar.
O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, ponderou que o apoio de Rigoni foi importante para colocar o Espírito Santo no topo do ranking de transparência da covid. “O painel só foi possível porque investimos no e-Saúde, uma plataforma inovadora, que recebeu emendas do deputado e agilizou a notificação compulsória dos casos”, detalhou.
“Antes do e-Saúde, casos como HIV e hepatite, que também são de notificação compulsória, demoravam mais tempo para serem inseridos no sistema. Hoje, com a digitalização dos processos, são disponibilizados online no mesmo dia. Foi um investimento que melhorou nossa transparência não apenas na covid, mas em todas as áreas”, ponderou o secretário.
Para Rigoni, a modernização da gestão pública passa também pelo investimento em tecnologia. “Um dos pilares do nosso mandato é a inovação na gestão pública. Ficamos felizes por contribuir para a modernização do sistema de saúde, gerando processos mais eficientes e trazendo maior eficácia para as políticas públicas voltadas para os capixabas”, enfatizou.