O deputado federal Felipe Rigoni (PSB-ES) defendeu a inclusão de Estados e municípios na reforma da Previdência. O parlamentar debateu o déficit previdenciário estadual em audiência pública realizada pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.
Estudo publicado pela Firjan mostra que o rombo da Previdência nos Estados chegou a R$ 77,8 bilhões. Apenas quatro unidades da Federação possuem superávit. Rigoni classificou os dados como preocupantes e alertou para a trajetória crescente dos gastos.
“Em quatro Estados, há mais aposentados que servidores na ativa. Em outros dez Estados, a relação entre ativos e inativos supera os 80%. Isto é, para cada 10 trabalhadores, há pelo menos oito aposentados. Sem a reforma, o caos é questão de tempo”, argumentou Rigoni.
“As regras da Previdência nos Estados reproduzem privilégios que a reforma busca combater em nível nacional. Segundo estudo da Firjan, a média das aposentadorias supera o salário dos trabalhadores em 14 unidades da Federação”, criticou o parlamentar.
Para o deputado federal, protelar a discussão sobre a necessidade da reforma nos Estados é jogar o problema para os cidadãos. “Hoje, as políticas públicas de saúde, educação e segurança já são prejudicadas pela capacidade reduzida de investimento. Diante da crise, sem uma reforma, os Estados vão precisar aumentar impostos para pagar em dia”, alerta.
Quase pronto…
Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!