Blog

  • Início
  • /
  • Rigoni emplaca emenda que valoriza bom desempenho nas escolas públicas
18 de fevereiro de 2020

Rigoni emplaca emenda que valoriza bom desempenho nas escolas públicas

Três propostas foram aceitas na PEC que constitucionaliza o Fundeb

O deputado federal Felipe Rigoni apresentou três emendas na PEC 15/2015, que constitucionaliza o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Os textos, assinados em parceria com a deputada federal Tabata Amaral, foram acolhidos pela relatora da PEC, a também deputada Professora Dorinha.

As emendas propõem avanços em três áreas: ampliação de 10% no repasse de recursos a escolas que obtiverem melhoria nos indicadores de educação; cota mínima de 15% no repasse da União para estados e municípios; criação de mecanismos de transparência e prestação de contas sobre o uso dos recursos do Fundeb junto ao Tribunal de Contas.

O relatório será votado na comissão especial que analisa a PEC 15/2015 no início de março. Um avanço fundamental, segundo Rigoni. “O Fundeb distribuiu cerca de R$ 156 bilhões para Estados e municípios em 2019, mas a União representou menos de 10% destes recursos. Estamos abaixo do investimento médio por aluno dos países da OCDE”, exemplifica.

“A possibilidade de aumentar o repasse feito aos municípios que apresentarem crescimento nos indicadores torna a distribuição mais justa, o que ajuda a reduzir desigualdades. É preciso valorizar boas práticas de educação, analisar a trajetória de cada município e estimular o crescimento daqueles que se esforçam para fazer mais”, pontua Rigoni.

Sobre o uso dos recursos, o parlamentar capixaba explicou que a divulgação dos dados de maneira irregular dificulta a comparação dos resultados. “Com informações transparentes e bases comparáveis, poderemos estudar melhor a relação entre cada investimento e seus resultados”, defende Rigoni.